InícioPortalFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-se

Compartilhe | 

Tutorial importando Reusorces

Ir em baixo 
AutorMensagem
Darkevil DK.
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Tutorial importando Reusorces   Sab Set 22, 2007 7:52 pm

Importando Resources com o Resource Manager

Muitos novos makers se perguntam: Como importar resources para o meu jogo?

A resposta: Use o Resource Manager do RMXP.

Bem, aqui, vou tentar importar o seguinte Character:

"Ao invés de usar esse resource manager não posso simplesmente colocar a figura na pasta do projeto?"
Não. Ou ele vai ficar assim no seu jogo:

Ok. Abra o Resource Manager. Para isso, enquanto estiver no seu projeto, basta apertar F10 ou clicar no botão:

Vai se abrir a seguinte janela. Nela, à esquerda você deve escolher que tipo de resource vai importar (no nosso caso, é um Character). Depois, clique em Importar.

Agora, você deve procurar o resource nas pastas do seu PC. Quando achá-lo e selecioná-lo, clique em OK, e vai aparecer a seguinte janela:

Agora, você deve selecionar, na figura, as cores que serão identificadas como transparente e translúcida.
No meu caso, eu clico com o botão esquerdo do mouse no verde do fundo, porque quero que ele desapareça da imagem.
Depois, clico com o botão direito na cor da asa da fada, porque quero que ela fique translúcida. (Você pode usar também o efeito de translucidez para sombras, vidros e etc.). Se tiver dificuldade em clicar na cor, aumente o zoom da imagem, com os botões 1x, 2x e 4x. Veja como ficou:

Pronto, clique em OK agora. Seu resource foi importado. Se quiser importar mais resources, (inclusive outros tipos de resources, como tilesets, ícones, etc) repita o processo, clicando na pasta correspondente ao tipo de resource, ainda no Resource Manager.

Imagens editadas no Photoshop e em outros programas do tipo que já tiverem um fundo transparente não vão pedir para você mostrar as cores a serem ignoradas... e é lógico, os sons também não vão pedir isso. Porque será, hein?

Imagens com extensão .png e .bmp podem ter sua transparência e tranlucidez alteradas pelo Resource Manager com tranquilidade, porém imagens em formato .jpg e .jpeg não pedem para selecioná-las. Para resolver isso, basta abrir a imagem em .jpg ou .jpeg em um editor de imagens (até mesmo o Paint) e abrir "Arquivo"/"Salvar como..." e então você salva no formato "Bitmap de 24 bits" (.bmp) ou .png.

Bom, espero que isso ajude os iniciantes que ainda têm essa dúvida, e a propósito, veja como ficou a fadinha no mapa, agora com o fundo transparente:

--------------------------------------------------------------------------------
Tags de Busca:

- Resources
- Resource Manager
- Importar / Importando
Ver perfil do usuário http://rpgmore.forumeiros.com

Tutorial importando Reusorces
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Tutorial Escudo (Formato redondo)
» TUTORIAL DO MYPET
» Tutorial Bug Cupon - DDTANK PIRATA
» [Guia] Mega tutorial de como fazer um bom tutorial
» Processo ganho contra a Sony (PS4 importado - tutorial)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Tutoriais :: Rpg maker Xp-
Ir para: