Hoje vou ensinar a fazer um sistema de Dia e Noite, bem básico. Muito bem, vocês precisarão de um conhecimento básico em:
• Váriaveis
• Wait (Esperar)
• Forks
Porém bem levianamente tratados. Bom, vamos lá.
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Passo 1
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Abrindo seu RPG Maker, tecle F8, abrindo assim, o Database. Vá até a aba "Eventos Comuns", e crie um evento chamado Tempo de Jogo, tendo sua Condição de Início sendo Processo Paralelo.
Bom, de 2 cliques na parte branca e vá até a segunda aba. Procure por "Esperar". Bom, agora, uma rápida explicação: 10 significa 1 segundo. 1 é 0,1 segundos.
Bom, coloque 10 então, se quiser o tempo real de jogo, mas claro, não é recomendado para sistemas de Dia e Noite, já que a pessoa raramente jogará 24 horas. Coloquemos então, 2, de exemplo. Ou seja, 0,2 segundos.
Agora, na primeira aba, vá em "Mudar Váriavel", e crie 3:
• Segundos
• Minutos
• Horas
• Dias
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Passo 2
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Selecione a váriavel "Segundos", e coloque em Operação "+" e em Operando "Setar 1".
Agora, na 3ª aba, vá em "IF-Forks", e novamente selecione a váriavel "Segundos". Coloque "Setar" em 60 e Igual. Não marque a Opção Excessão Possível (Else Case).
Agora, dentro dessa fork, dê mais um "Mudar Váriavel", selecione a váriavel "Segundos", setar, setar 0.
Mais um Mudar Variavel, e dessa vez escolha a variavel "Minutos". Operação "+" e Operando "Setar 1".
Pronto, seu jogo já conta os minutos.
Agora repita o procedimento, apenas mudando a váriavel "Segundos" pra "Minutos" e "Minutos" pra "Horas", repita novamente, e mude de "Horas" pra "Dias" (substituindo, claro, 60 por 24) dentro do evento e fora da fork.
O código do desse evento fica mais ou menos assim:
<>Esperar: 0.2sg
<>Variável: [xxxx:Segundos] + , 1
<>IF - THEN:Var[xxxx:Segundos] - 60
<>Variável: [xxxx:Segundos]Set , 0
<>Variável: [xxxx:Minutos]+ , 1
<>
:FIM Caso
<>IF - THEN:Var[xxxx:Minutos] - 60
<>Variável: [xxxx:Minutos]Set , 0
<>Variável: [xxxx:Horas]+ , 1
<>
:FIM Caso
<>IF - THEN:Var[xxxx:Horas] - 24
<>Variável: [xxxx:Horas]Set , 0
<>Variável: [xxxx:Dias]+ , 1
*A letra "X" é o número correspondente à variável.
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Passo 3
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Vamos fazer um evento pra ver as horas. Na aba itens, crie um item chamado "Relógio". Em classe, deixe "Switch", coloque qualquer preço e descrição, mas ligando uma switch chamada "Relógio" (crie-a). E em "Usar Nº de Vezes" deixe em Ilimitado.
Ok, voltemos para os Eventos Comuns.
Crie um evento chamado "Ver Hora", Processo Paralelo, ativado pela switch "Relógio". Nos comandos, é bem simples: faça uma mensagem mais ou menos assim:
• Já se passaram \v[xxxx] dias, \v[xxxx] horas, \v[xxxx] minutos e \v[xxxx] segundos de jogo.
Novamente repetindo, "X" é o número da variável correspondente à variável do seu jogo.
Depois, na primeira aba, dê um "Mudar Switch", e coloque a swicth "Relógio" para off.
O código ficou assim:
<>Texto:Já se passaram \v[xxxx] dias, \v[xxxx] horas, \v[xxxx] minutos e \v[xxxx] segundos de jogo.
<>Mudar Switch: [xxxx:Relógio]Tornar-OFF
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Passo 4
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Vamos agora dar o efeito de dia e noite. Crie um evento comum chamado "Dia e Noite", deixe como processo paralelo.
Crie uma fork, selecione a variável "Horas", coloque "6" e Igual. Dentro da Fork, é só dar um "Tonalidade de Tela" (2ª aba), e colocar a cor da tela referente às 6 da manhã. depois é só ir copiando e alterando a hora e o tom de tela. O evento ficará mais ou menos assim.
<>IF-THEN:Var[xxxx:Horas] - 6
<>Tom de Tela (R100,G100,B100,S050),1.0seg(E)
<>
:FIM Caso
<>IF-THEN:Var[xxxx:Horas] - 7
<>Tom de Tela (R100,G100,B100,S060),1.0seg(E)
<>
:FIM Caso
E por aí vai...
O forum está novo e o tuto axo que tambem...
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