InícioPortalFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-se

Compartilhe | 

Aulas de variaveis(por Heberth, retirado da Fantasy Rpg)

Ir em baixo 
AutorMensagem
Raphael
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Aulas de variaveis(por Heberth, retirado da Fantasy Rpg)   Dom Out 07, 2007 10:28 pm

Bem pessoal...Essas aulas são de autoria de um amigo meu da Fantasy Rpg...Por issu, se um dia ele entrar, deem créditos a ele, pois a unica coisa que eu fiz foi colocar aki...Leiam com cuidado, pois postei os 3 tópicos aki...Bem...Vamos começar:

OBS:o que estiver em negrito é a mesma coisa que grifar uma apostila em um cursinho, ou seja, é o mais importante, ideia do malcon^^

bem, variaveis como o nome ja diz, é alguma coisa que varia, ou seja, um exemplo, o numero numa calculatora, sempre q você fizer uma conta nela, o numero irá mudar, para se definir uma variavel é simples, basta colocar um valor nela, exemplo:

teste_variavel = 0

pronto, esta feita, porem tem que ser somente uma palavra, ou seja, se você colocasse:

teste variavel = 0

vai dar erro, pois teste não é nada, agora se você por assim:

teste = variavel = 0

você irá estar criando duas variaveis, dizendo que teste é igual a variavel que é igual a 0(zero), logo, teste igual a zero

acho que estou indo muito rapido, bem, ate aqui acho que tudo bem, agora tem tres tipos de variaveis diferentes, acho importante você saber quais são, a que nos criamos a cima era um tipo de variavel que so funciona numa def, se você abrir o editor de scripts e começar a olhar, vai sempre ver escrito def em azul e do lado um nome, ou seja, fora da def, essa variavel não existe, tem tambem a variavel que so funciona numa class, de novo, se você abrir o editor e procurar por class, vai achar nas primeiras linhas, essa variavel é uma das mais usadas, e tambem tem a variavel que funciona em qualquer lugar, mas qual a diferença entre uma e outra? bem, é o que vem antes, veja:

variavel = 0
@variavel = 0
$variavel = 0

são tres variaveis diferentes não? bem, você deve achar estranho um "@" e um "$" antes de duas ne? mas estas são respectivamente as que funcionam em uma class e em todos os lugares, inicialmente pode parecer complicado, mas sim, o que diferencia um tipo do outro é o começo, assim como o que diferencia uma variavel de um switch é a equação, como assim equação? o que é switch, bem, veja:

variavel = 0
@variavel = 0
$variavel = 0

switch = true
@switch = true
$switch = false

complicou? bem, percebesse ai que a regra do funcionamento das variaveis continua, ou seja, switch funciona so numa def, @switch funciona so em uma class, e $switch funciona em tudo, você deve ter percebido que o valor delas não é mais 0(zero), mas sim true, quem sabe ingles sabe que true significa verdade, ou verdadeiro, e tambem deve ter percebido $switch esta igual a false, que nem precisa saber ingles para saber que significa falso, eu falei equação acima pois equação vem da palavra igual, no ensino medio vocês iram estudar inequação, que é uma equação que não precisa ser necessariamente igual, bem, isso não vem ao caso, ta tudo muito bem, mas pra que elas servem?

hahahaha, se você esta perguntando isso é motivo de rir mesmo, rir muito, não há como fazer um sistema bom sem variaveis, mas como mexer com elas é assunto do proximo topico, por hoje infelizmente ficamos so na teoria, eu odeio isso, mas é tudo culpa do tempo, e tiago, se quiser, faça o proximo topico dizendo como mudar o valor das variaveis, e depois eu ou você falaremos do if, que são as condições, aguardem o resto

Aula 2:

na primeira aprendemos muito pouco sobre variaveis, agora aprenderemos a mudar o seu valor.

inflizmente, ainda ficaremos so na teoria, so entraremos na pratica acho que quando entrarmos em class e def.

desculpe tiago, esperei um pouco, pra ver se você respondia, mas agora eu irei postar muitos tutos, exclusivos do site Wink

bem, para motificar variaveis não é nenhum bixo de 7 cabeças, vou escrever aqui os comandos, prestem bastante atenção, pois não passam de comandos matematicos, daqueles que você aprende na aula de matematica:

@variavel += 5

Aqui é um que você irá usar muito, isto está falando, acresente a variavel "@variavel" 5, se você não definiu ela(variavel) antes, o valor inicial dela seria 0(zero), ou seja, ela agora tem um valor igual a 5.

@switch = true

Agora resolvi colocar uma switch, para vocês saberem que em switch as operações funcionam perfeitamente, aqui você está fazendo uma afirmação, colocando um valor nele, ou seja, é a mesma coisa que falar, o valor desta switch É verdadeira, se você usasse isto numa varivel, fazendo assim:
@variavel = 2
@variavel = 8
no final dessa operação, o valor dele será 8, não 2 nem 10.

@variavel -= 5

Esta é a operação inversa de "+=", ou seja, se na outra acrescentava 5, nesta esta tirando, é bem simples, se fosse "@variavel -= 4" tiraria 4, o valor fica -4, não 4 ou 0(zero) como em outros editores.

@variavel / 2

bem, simples, @variavel dividido por 2, não tenho nada mais a dizer.

@variavel * 5

outro simples, @variavel vezes 5, simples de mais não ^^.

bem, essa é a base, tambem tem o %, que acho que é mais que obvio ne, mas isto não vem ao caso, agora vocês tevem estar pensando, legal, aprendi mais sobre variavel, vou esperar a proxima aula.

não pense em sair do topico, a aula ainda não acabou, vai levar suspensão ein, agora irei mostrar umas façanhas^^, preste atenção:

variavel = 3
@variavel = 5
$variavel = -8
@variavel = $variavel + variavel

Entederam? Lógico que sim ne, não preciso explicar nada, ate a proxima aula.

hahahahahaha, pensaram que eu não ia explicar?
bem, no final, o valor delas ficaram assim:
variavel = 3
@variavel = -5
$variavel = -8
bem, agora sim você deve estar confuso, tem que ser bom de matematica pra entender isso, como @variavel inverteu seu valor? por que $variavel não mudou seu valor? de onde surgiu esse +, não tinha que ser +=? bem, a resposta é simples, e é justamente o +.

a conta se refere a @variavel, pois o valor dela vai ser igual a $variavel( -8 ) + variavel(3), ou seja, ( -8 ) + 3, que é igual a -5, e o valor de $variavel não muda pois não é +=, é so +, ou seja, soma pra criar outro valor, o valor de @variavel.

acho que ficou meio confuso ne? mas eu poderia fazer a mesma conta assim:

@variavel = 5
@variavel *= -1

acho que assim ja ta pra começar a entender a logica das variaveis, o porque o igual, o resultado disso, pra quem é ruim em matematica, é -5, ou seja:

@variavel = -5

bem mais facil assim ne, mas as vezes é melhor colocar os tres valores, se tiverem duvidas não hesitem em postar, e vou colocar um pouco de pratica(acho que errei no começo do tuto), digam qual irá ser o valor de @variavel aqui, vou complicar bastante, postem, quem acertar, eu falo na proxima aula junto com o valor^^:

@variavel = 0
@complica_tudo = 5
@resultado = 8

@resultado = @variavel + 5
@complica_tudo = @variavel / @resultado
@complica_tudo += @complica_tudo * 5

NOTA: acho que esta aula foi mais protudiva que eu pensei, usei muito mais o negrito, na proxima explico direitinho o resultado desta conta, e quem conseguir, não digam como, so digam o resultado por favor^^.

Aula 3

bem, aqui começo a terceira e ultima aula de variaveis, sim, A ÚLTIMA!!!

bem, na outra conta vocês devem ter feito assim ne?

@variavel = 0
@complica_tudo = 5
@resultado = 8

@resultado = @variavel + 5 (0+5=5)
@complica_tudo = @variavel / @resultado (0/5=0)
@complica_tudo += @complica_tudo * 5 (0+0*5=0)

então o resultado é ZERO certo????????
bem, realmente é, mas se você chegou nesse resultado assim, você está REPROVADO...
porque eu perguntei so qual é o valor de @variavel, que so aparece uma vez e nem modifica seu valor =P, ou seja, na primeira linha, aonde ta escrito @variavel = 0, ja ta a resposta, hahahahahahaha, eu ia fazer uma conta que da outro valor, mas eu faço tudo na hora, então nem vi que o resultado ia dar zero, bem, agora vamos para a aula, darkdudu, aposto que so depois de você usar a calculatora é que você viu o resultado -.-', reprovado...

ANTES, UMAS COISAS QUE ESQUEÇI DE COMENTAR:

hehehe, na nossa última aula de variaveis não poderia esqueçer isto ne, o RGSS(em algumas linguagens é a mesma coisa) é uma linguagem que diferencia @Variavel, @variavel e @VARIAVEL, ou seja, se der algum problema alguma vez, veja se não é isto, pois letra maiuscula pra ele, é outra letra, bem, agora para a aula:

3ª e Última Aula de Variáveis:
Strings

Primeiro, o que é Strings?? Eu não predendia ensinar isso, por ser mais complexo do que parace, mas como é considerado uma váriavel, strings nada mais é do que as letras, frases, palavras, etc.
Mas que frases??? Aonde elas seriam usadas?? bem, um exemplo simples, o title, aquele Novo Jogo, Continuar, Sair, é script, é string, o menu tambem, uma string fica entre aspas »" "« ou aspas simples »' '«, bem, quase todas as contas que se faz com variaveis tbm se faz com strings, como por exemplo, se estiver assim:

string = "E ai"

e você somar com outra string(importante, so se soma ela com outra string), assim:

string = "E ai"
string += ",como vai??"

o resultado seria:

E ai, como vai??

tem muita coisa que falar sobre strings, por enquanto so vou ensinar o basico, a diferença de aspas »" "« e aspas simples »' '«, se eu me lembro bem, é que se você colocar uma variavel nas aspas simples, aparece o valor dela, se você colocar uma variavel numa aspas normal, aparece o nome dela, como no exemplo a seguir:

ola = "tchau"
@string = 'ola'
@string2 = "ola"

Resultado:

@string:

tchau

@string2:

ola

O mesmo acontece se isso fosse com numeros, mas eu aconselho a você SEMPRE usar aspas »" "«, e quando vocês forem colocar algum valor, de uma variavel, fazer assim:

@ouro = 6
@ouro += 1
@string = "Você tem no momento #{@ouro} peça(s) de ouro"

O resultado seria:

Você tem no momento 7 peça(s) de ouro

Ou seja, se você for colocar um valor, coloque entre "#{" e "}".

Mas não pensem que so escrevendo uma string ela ja aparece escrita na tela, para isso você tem que fazer outra coisa, que explicarei mais a frente, tem muita coisa ainda a explicar sobre strings, variaveis, etc e tal, mas para isso teremos que aprender condições, agora outro exercicio pra vocês^^, este não terá resposta, irei dar as coordenadas me baseando no RPG Maker XP em portugues sem nenhum script modificado, aconselho vocês a testarem num novo projeto primeiro, abram o projeto, apertem F11 e procurem pelo script Scene_Title, sim, nos iremos modificar nosso primeiro script, mas nada de mais, vão nas linhas 39, 40 e 41, vocês veram as strings em roxo, isso é importante saber, todas as strings aparecem em roxo, bem, fiquem a vontade, modifiqueas^^, brinque um pouco com elas, no lugar de Novo Jogo escreva Não clique, etc., irei ensinar mais umas coisas, acabei de perceber que tenho muito a explicar ainda, mas ainda assim da pra brincar com isso^^, boa sorte, e ate a proxima aula, SIM, NÓS TEREMOS MAIS AULAS, ESTA É SOMENTE A ÚLTIMA AULA DE VARIÁVEIS, A PRÓXIMA SERÁ DE...

Ele nunca mais apareceu...
Ver perfil do usuário http://www.freewebs.com/gamesdoraphael

Aulas de variaveis(por Heberth, retirado da Fantasy Rpg)
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Tutoriais-
Ir para: